
- http://www.youtube.com/watch?v=ZVXfIWy8gbE
Facócero
Descrição
O Facocero pretence à família do javali ou porco-do-mato. Estes mamíferos distinguem-se pela sua cabeça grande e protuberâncias em ambos os lados da cabeça. Também têm pontos de pêlo denso no pescoço e costas. Tanto os machos como as fêmeas possuem dentes caninos, ainda que os do macho sejam maiores do que os da fêmea. A melhor maneira de distinguir fêmeas de machos é através das protuberâncias laterais: ambos têm uma de cada lado por baixo dos olhos, mas apenas o macho tem um segundo par no focinho.
Os facoceros passam grande parte do dia à procura de erva ou raízes. Enquanto pastam, ajoelham-se sobre as patas da frente e andam muitas vezes de joelhos à procura de erva para comer. Os facoceros passam também bastante tempo em terrenos alagados a rebolar na lama.
Ao contrário de outros porcos, os facoceros não dependem de água. São os únicos porcos capazes de viver em áreas sem água por vários meses no ano, mas bebem e chapinham nela quando a há. O facocero tolera uma temperatura do corpo por vezes elevada, conseguindo conservar a humidade no interior do seu corpo, em vez de transpirar para arrefecer.
Os dentes grandes do facocero são pouco usuais. Os dois de cima emergem do interior do focinho em forma de semi-círculo; os dentes inferiores, na base dos de cima, têm a ponta afiada. O corpo do facocero tem zonas cobertas de pêlo eriçado, espaçadas entre si, no entanto, zonas maiores formam uma crina da cabeça, passando pela espinha até meio das costas. A cauda comprida termina com um ramalhete de pêlo eriçado. O facocero mantém a cauda hirta quando corre, com o ramalhete a acenar, como se de uma pequena bandeira se tratasse.
Os facoceros vivem em grupos familiars de fêmeas e as suas crias. Por vezes, duas famílias já que muitas vezes as fêmeas acabam por juntar-se. Os macho vivem normalmente sós, integrando o grupo apenas para acasalar.
Os facoceros dormem e repousam em buracos. Ainda que tenham capacidade para cavar, os facoceros preferem usar buracos cavados por outros animais, tais como os orictéropos e os papa-formigas, pois não têm as mesmas garras fortes para escavar em solos compactos. O abrigo proporcionado pelo buraco é importante para a regulação térmica do facocero – não tendo nem gordura nem pêlo pelo corpo todo, o facocero necessita tanto de protecção contra o sol e insulações, como protecção contra o frio. Por vezes, os facoceros forram os seus buracos com erva, provavelmente para torná-los mais quentes. Os facoceros ocupam os buracos a fim de melhor enfrentarem os seus inimigos.
Como ver
IUCN: Não preocupante
Africa: comum
Moçambique: comum
Gorongosa: comum
Conservação
O Parque Nacional da Gorongosa tem uma população abundante de facoceros e não há, de momento, acções de conservação planeadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário