domingo, 28 de fevereiro de 2010

Albatroz


Albatroz

Esta ave é muito pesada e desajeitada no solo, mas tem uma notável técnica de voar que lhe permite cobrir largas distâncias com pequeno esforço. Para atingir velocidade, o albatroz voa em direção ao mar com as asas para trás. Então, vira-se e ganha altura, planando no vento, que é mais forte nas grandes altitudes. Para ganhar maior velocidade, dobra parcialmente as asas, tomando a forma de um avião com asas em delta.


A maior dificuldade do albatroz é a decolagem. Se não há vento junto aos penhascos, ele precisa correr muito para conseguir velocidade suficiente para levantar vôo.
A família do albatroz compreende 13 espécies, que podem ser encontradas no hemisfério sul e no Pacífico Norte. Essas aves solitárias alimentam se de peixes e crustáceos, mas recusam os detritos dos navios.

Na época do acasalamento reúnem-se aos milhares nos penhascos íngremes do litoral.

A fêmea bota apenas um ovo, que é chocado por ambos os pais durante 65 dias. O filhote é cuidado durante várias semanas, e depois ele completa sozinho seu crescimento, vivendo das próprias reservas de gordura acumulada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário