terça-feira, 9 de março de 2010

Acrânios


ANFIOXOS
Vertebrado ou Invertebrado?

NOME COMUM: Anfioxos
NOME CIENTÍFICO: Branchiostoma lanceolatum
FILO: Chordaataq
GRUPO: Acrania
SUBFILO: Cephalochordata
CLASSE: Leptocardií
FAMÍLIA: Branchiostomidae
COMPRIMENTO: 5 a 8 cm
TEMPO DE VIDA: 1 a 4 anos
ALIMENTO: Partículas orgânicas da água do mar
REPRODUÇÃO: O acasalamento dá-se na água (fecundação externa). Não há órgãos dos sentidos visíveis.
Não é uma lesma, apesar da semelhança. Entretanto, foi assim chamado quando descoberto em 1774. Nessa época, as pessoas mal começavam a entender a evolução dos seres vivos. Seria um invertebrado ou um vertebrado? De fato, o anfioxo pode ser considerado como o retrato dos nossos mais antigos ancestrais, um peixe primitivo ou um verme dotado de notocorda, a qual lhe dá a sustentação.

Ele vive junto às praias dos mares quentes ou temperados. É considerado um alimento delicioso desde o Mediterrâneo até o mar da China, onde é apanhado em grande quantidade. Quando lhe permitem, o anfioxo leva uma vida pacífica, meio enterrado na areia, como a parte superior do corpo emergida verticalmente. Movimenta-se pouco,porque é mau nadador. Quando perturbado, ziquezagueia rapidamente, sem quase sair do lugar, e volta a enterrar-se na areia. O anfioxo alimenta-se quando respira. Sua faringe perfurada funciona como uma espécie de filtro, capaz de reter partículas de matéria orgânica existentes na água do mar. Sua larva é assimétrica e lembra um pouco um girino.


Ascídia Composta

Nome comum: Ascídia Composta
Nome em inglês: Star ascidian
Nome científico: Botryllus schlosseri
Classe: Ascidiacea
Subfilo: Tunicata
Classe: Ascidiacea

Cênero: Botryllus Característiccas:
É encontrada nos mares e na Costa. O sifão se contrai quando fora da água. Túnica composta de tunicina(substância isômera da celulose). Coração tubular com duas câmaras. Alimento: partículas orgânicas.

Nas pedras banhadas pelas ondas do mar, você pode ver aglomerados de minúsculas estrelas douradas. Cada uma dessas estrelas é, na verdade, um grupo de muitos animais. Esses animais são ascídias compostas, que vivem na água salgada. Vários deles reúnem-se em colônias, formando então a estrela. A ascídia composta passa toda a sua vida adulta em uma colônia.

A ascídia composta se reproduz por brotamento. Uma pequena esfera de tecido se destaca do corpo do animal-mãe e crescem até a fase adulta, passando por um rápido período larval. As larvas recém-nascidas possuem cauda, cordão nervoso, cérebro e órgãos sensoriais, mas os perdem numa metamorfose, algumas horas depois de brotarem. As larvas da ascídia composta parecem mais desenvolvidas do que as adultas. Não existe diferenciação sexual entre as ascídias, não havendo, portanto, acasalamento.

As ascídias dependem das correntes marítimas para alimentar-se. A comida e a água são aspiradas por um sifão e retidas no muco segregado por um órgão chamado endostilo. O endostilo pode ser o antecessor da tireóide dos animais superiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário